Ferramentas Pessoais
a a a
Revista CH / Revista CH - 2009

É possível engravidar depois de realizada a ligadura de trompas?

Pergunta de Flávia Correia, por correio eletrônico

Por: Márcio Vilela

Publicado em 01/04/2009 | Atualizado em 23/09/2009

(foto: Bianca de Blok)

É possível, sim, engravidar depois de realizar a ligadura de trompa, também conhecida como laqueadura tubária. Nenhum método contraceptivo tem eficácia de 100%. A ligadura das trompas é um dos métodos mais eficazes de contracepção permanente, escolha feita por mulheres que não desejam – ou não podem – ter mais filhos. A efetividade da cirurgia depende de alguns fatores como, por exemplo, se as trompas foram bloqueadas e qual técnica usada para esse bloqueio.

A gravidez pode ocorrer após a cirurgia devido a uma recanalização espontânea das trompas ou por algum processo que provoque uma abertura anormal nas trompas, possibilitando o encontro do óvulo com o espermatozoide. Os riscos de falha na esterilização são mais frequentes em mulheres jovens, por apresentarem fertilidade maior do que as mais idosas. Depois do primeiro ano, a eficácia do método é de 0,5 por 100 mulheres, ou seja, um caso de gravidez em cada 200 mulheres que realizam o procedimento.

Em caso de arrependimento da paciente, a cirurgia pode ser reversível, se ela se submeter à recanalização tubária por meio de técnica microcirúrgica ou realizar procedimentos de reprodução assistida.


Márcio Vilela
Faculdade de Medicina,
Universidade Federal de Minas Gerais

 
Ações do documento
novobannerch.jpg  

pchael
Assinatura digital

acervo digital

Clique aqui para informações

Suplemento cultural

banner sC

Quer publicar na CH?

Se você é pesquisador e gostaria de submeter um artigo para publicação na Ciência Hoje, confira antes nossas instruções para autores.

Acesso ao conteúdo

A cada nova edição da CH impressa, alguns artigos e seções ficam disponíveis gratuitamente para todos os leitores. Esses itens são identificados com o ícone PDF aberto(para download) ou disponibilizados em uma versão digital reduzida da CH. Os outros artigos e seções (identificados com o ícone PDF fechado) estão disponíveis para assinantes da CH digital e nas compras de edições individuais. Clique aqui para comprar.

RSS

RSS gif

Seja notificado sempre que for publicada na CH On-line uma nova matéria da CH impressa. Saiba mais sobre RSS.

Sua opinião

Caro leitor, gostaríamos de contar com sua colaboração, respondendo a uma breve pesquisa para aprimorarmos ainda mais a qualidade da revista Ciência Hoje. Na edição deste mês: 1) Qual o artigo de que você mais gostou? 2) Qual o artigo de que você menos gostou? Deixe suas respostas nesse fórum ou envie-as para cienciahoje@cienciahoje.org.br. Obrigado por sua participação!

 
Parceria: 

Ciencia Hoy