Ferramentas Pessoais
a a a
Revista CH / Revista CH - 2006

Quantos genes tem o ser humano e por que esse número é menor que o de proteínas?

Pergunta de Fábio Ximenes, Porto Velho (RO)

Por: Franklin Rumjanek

Publicado em 01/02/2006 | Atualizado em 25/09/2009

 
O Projeto Genoma Humano constatou a presença de aproximadamente 20-25 mil genes, que geram cerca de 400 mil proteínas. A razão para existirem mais proteínas do que genes deve-se principalmente ao fato de que, nos eucariotos (células com núcleo), ocorre a editoração do RNA, chamada splicing (ver ‘A leitura do DNA: como é processada a informação dos genes’ em Ciência Hoje nº 171). Isso quer dizer que a partir de um mesmo trecho do DNA podem ser transcritos vários RNAs diferentes. Como isso acontece?
 
Imagine que um determinado DNA é transcrito e o RNA resultante é clivado, isto é, cortado, em pontos específicos. Isso ocorre graças a um sistema complexo de controle que ainda não está completamente esclarecido. É bom lembrar também que nem todo gene passa por esse processo.
 
Alguns dos trechos cortados do RNA são eliminados (os introns) e os fragmentos restantes (os exons) são unidos, formando um RNA mensageiro. Esse RNA mensageiro é então traduzido, gerando uma proteína, digamos, a proteína A. Por outro lado, o mesmo RNA primário transcrito do mesmo trecho de DNA pode ser clivado em pontos diferentes, produzindo assim um RNA mensageiro com uma seqüência distinta da do primeiro e, conseqüentemente, uma proteína B, também diferente.
 
Desse modo, dependendo da posição das clivagens no RNA primário (transcrito primário), o mesmo trecho de DNA pode gerar proteínas diferentes. Esse processo é análogo à edição de fitas de vídeo ou de áudio. Dependendo do editor, as imagens ou o som resultantes dos cortes e das junções serão diferentes.


Franklin Rumjanek
Instituto de Bioquímica Médica,
Universidade Federal do Rio de Janeiro


 
Ações do documento
novobannerch.jpg  

pchael
Assinatura digital

acervo digital

Clique aqui para informações

Suplemento cultural

banner sC

Quer publicar na CH?

Se você é pesquisador e gostaria de submeter um artigo para publicação na Ciência Hoje, confira antes nossas instruções para autores.

Acesso ao conteúdo

A cada nova edição da CH impressa, alguns artigos e seções ficam disponíveis gratuitamente para todos os leitores. Esses itens são identificados com o ícone PDF aberto(para download) ou disponibilizados em uma versão digital reduzida da CH. Os outros artigos e seções (identificados com o ícone PDF fechado) estão disponíveis para assinantes da CH digital e nas compras de edições individuais. Clique aqui para comprar.

RSS

RSS gif

Seja notificado sempre que for publicada na CH On-line uma nova matéria da CH impressa. Saiba mais sobre RSS.

Sua opinião

Caro leitor, gostaríamos de contar com sua colaboração, respondendo a uma breve pesquisa para aprimorarmos ainda mais a qualidade da revista Ciência Hoje. Na edição deste mês: 1) Qual o artigo de que você mais gostou? 2) Qual o artigo de que você menos gostou? Deixe suas respostas nesse fórum ou envie-as para cienciahoje@cienciahoje.org.br. Obrigado por sua participação!

 
Parceria: 

Ciencia Hoy