Ferramentas Pessoais
a a a
Especiais / Reunião Anual da SBPC - 2011

SBPC 2011

Dito e ouvido em Goiânia

Dito e ouvido em Goiânia

Leia a compilação das melhores frases pinçadas pela equipe do ICH durante a 63ª Reunião Anual da SBPC, evento que priorizou discussões políticas relacionadas à ciência.

Um Xingu entre nós

Um Xingu entre nós

Usina hidrelétrica de Belo Monte é debatida na Reunião Anual da SBPC, marcada por grandes questões políticas. Visões absolutamente antagônicas criam uma espécie de 'não discussão' sobre o tema.

, ,

Não basta seguir a lei

Não basta seguir a lei

As concepções de plágio na ciência e na legislação nem sempre convergem. Para pesquisadores, no entanto, mais vale criar mecanismos para preservar a moral e a ética na conduta científica do que usar a lei para punir infratores.

, , ,

Pequi para quê?

Pequi para quê?

O fruto-símbolo do cerrado já havia se revelado efetivo antioxidante que previne mudanças no DNA celular. Sete anos depois, a mesma pesquisa que chegou a esses resultados está avançada e prestes a colocar mais um nutracêutico nas prateleiras brasileiras.

, , ,

Código em ebulição

Código em ebulição

Durante reunião da SBPC, engenheiro florestal e ecólogo debatem sobre o projeto do novo Código Florestal. Para um deles, o documento é melhor do que o atual, mas generalista. Para o outro, o projeto pode causar um apagão hídrico no país.

, , , ,

Educação como demanda

Educação como demanda

Fernando Haddad, ministro da Educação, vai à Reunião da SBPC e fala longamente sobre o PNE, plano de educação que promete revolucionar o ensino no Brasil.

, , ,

Remédios que falam português

Remédios que falam português

Foco em biofármacos e estímulo do governo podem ser peças-chave para o fortalecimento da indústria farmacêutica brasileira, apontam pesquisadores. Mas as empresas precisam investir em novas substâncias terapêuticas e começar a registrar patentes de fármacos nacionais.

,

Tsunami no Brasil?

Tsunami no Brasil?

Físico fala na reunião da SBPC sobre a possibilidade de um grande tsunami atingir o Brasil caso um vulcão das ilhas Canárias entre em erupção. O país ainda não tem capacidade de prever esse tipo de desastre natural.

, , ,

Sapatos 38 para todos

Sapatos 38 para todos

Resolução brasileira sobre a ética em pesquisas com seres humanos prevê as mesmas regras para campos distintos das ciências. Pesquisadores das áreas humanas e sociais se organizam para alterá-la antes que se transforme em lei.

,

Duplamente esquecida

Duplamente esquecida

Médico pede a entrada da leptospirose na lista de doenças negligenciadas. Inclusão jogaria luz sobre a enfermidade e poderia garantir maior financiamento para pesquisas na área.

, , ,

Ações do documento