Ferramentas Pessoais
a a a
Colunas / Caçadores de fósseis

Caçadores de fósseis

Confira todas as colunas publicadas por Alexander Kellner

Vírus gigante do passado

Vírus gigante do passado

Em sua coluna de março, Alexander Kellner fala da descoberta recente de um vírus em solos congelados da Sibéria. O feito indica a possibilidade de detecção de agentes patológicos ‘extintos’ capazes de afetar a saúde humana.

,

Antes dos dinossauros

Antes dos dinossauros

Mais antigos que os dinossauros, os ‘pelicossauros’ chegaram a ser os vertebrados dominantes na Terra entre 300 e 250 milhões de anos atrás. De aspecto estranho, essas formas extintas são o tema da coluna deste mês de Alexander Kellner.

Qual a cor do réptil marinho?

Qual a cor do réptil marinho?

Com auxílio de técnicas sofisticadas, pesquisadores determinaram a cor predominante de três espécies de répteis marinhos fósseis. Esse trabalho, tema da coluna de Alexander Kellner, abre perspectivas para a definição das cores de organismos extintos.

Hominídeos x megafauna

Hominídeos x megafauna

Evidências de interação entre hominídeos e espécies da megafauna são raras e difíceis de comprovar. Em sua coluna, Alexander Kellner trata de um estudo que apresenta uma das mais antigas evidências dessa relação.

,

Feras brasileiras 2

Feras brasileiras 2

A propósito da descoberta do mais novo dinossauro brasileiro, o ‘Brasilotitan nemophagus’, Alexander Kellner aborda em sua coluna deste mês os saurópodes, que incluem alguns dos maiores animais que já caminharam sobre a Terra.

,

Reviravolta na origem dos peixes

Reviravolta na origem dos peixes

Fóssil de 419 milhões de anos encontrado na China indica que, ao contrário do que se acreditava, peixes cartilaginosos como o tubarão não são formas primitivas. O achado, tema da coluna de Alexander Kellner, revoluciona a história evolutiva do grupo.

,

Tumor neandertal

Tumor neandertal

Uma costela de mais de 120 mil anos encontrada na Croácia é o registro mais antigo de uma doença que perdura até os dias atuais. O achado, tema da coluna de Alexander Kellner, mostra que um tipo raro de tumor benigno nos ossos já estava presente no homem de Neandertal.

, ,

Sobre tomografia e o cérebro das aves

Sobre tomografia e o cérebro das aves

Análise comparativa do volume cerebral de aves e dinossauros por meio de tomografia computadorizada mostra que o tamanho proporcionalmente grande desse órgão não é exclusividade das aves. O estudo, tema da coluna de Alexander Kellner, demonstra que a evolução do cérebro desses répteis é mais complexa do que se supunha.

, , ,

Comportamento e evolução dos elefantes

Comportamento e evolução dos elefantes

Estudo analisa o impacto da mudança de hábito alimentar na dentição de espécies fósseis da linha evolutiva dos elefantes e conclui que adaptações anatômicas não são tão imediatas quanto se pensava. A pesquisa, abordada na coluna de Alexander Kellner, abre nova janela para a compreensão do processo evolutivo.

, , ,

O mais antigo primata fóssil

O mais antigo primata fóssil

Paleontólogos acabam de anunciar a descoberta do primata mais antigo do mundo, que, com aproximadamente 55 milhões de anos, revela os hábitos dos primeiros representantes desses mamíferos. O estudo é destaque na coluna de Alexander Kellner.

, ,

Ações do documento
novobannerch.jpg  

pchael
Conheça o colunista

Alexander Kelnner

A coluna Caçadores de fósseis é publicada na segunda sexta-feira do mês. Ela é mantida desde dezembro de 2004 pelo paleontólogo Alexander Kellner, pesquisador do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus textos discutem novidades da pesquisa de fósseis. Visite o arquivo para ler as colunas anteriores e leia a apresentação do colunista. Envie críticas, comentários e sugestões para alexander.kellner@gmail.com


RSS

RSS gif

Seja notificado sempre que for publicada uma nova coluna de Alexander Kellner. Saiba mais sobre RSS.