Ferramentas Pessoais
a a a
Colunas / Caçadores de fósseis

Caçadores de fósseis

Confira todas as colunas publicadas por Alexander Kellner

Mundo dos dinossauros, ficção e realidade

Mundo dos dinossauros, ficção e realidade

Estudo encontra evidências de colágeno e possíveis restos de glóbulos vermelhos em seis fósseis de dinossauros de 75 milhões de anos. Os resultados sugerem que a preservação de estruturas orgânicas originais pode ser mais comum do que se pensa, relata Alexander Kellner em sua coluna de junho.

, , , ,

Primeiro terópode jurássico herbívoro

Primeiro terópode jurássico herbívoro

Espécie que se alimentava de plantas é descoberta em fase inicial da evolução desse grupo. O achado, tema da coluna de Alexander Kellner, demonstra que os hábitos alimentares desses dinossauros predominantemente carnívoros eram bem mais complexos do que se supunha.

,

Uma nova ave do terror

Uma nova ave do terror

O mais completo exemplar do grupo de aves carnívoras que eram os principais predadores de sua época foi encontrado na Argentina em depósitos de 3,3 milhões de anos. A nova espécie, tema da coluna de Alexander Kellner, traz informações sobre a audição e a visão desses animais.

,

Cobras jurássicas

Cobras jurássicas

Revendo exemplares em museus, pesquisadores encontraram os registros mais antigos desses répteis, com aproximadamente 167 milhões de anos. A descoberta, tema da coluna de Alexander Kellner, demonstra que a diversificação desses animais é bem anterior ao que se supunha.

,

SOS dinossauros

SOS dinossauros

Em sua primeira coluna do ano, Alexander Kellner analisa o complicado cenário em que se encontra a paleontologia no país, chamando atenção para a necessidade de mudanças na política de fomento à pesquisa a fim de não inviabilizar avanços no estudo de fósseis.

,

Um fóssil espetacular

Um fóssil espetacular

Encontrado em Madagascar, no oceano Índico, primeiro crânio de um mamífero que viveu no supercontinente Gondwana. Em sua coluna de dezembro, Alexander Kellner diz que o achado preenche uma lacuna na evolução desse grupo animal.

,

Novos mamíferos jurássicos

Novos mamíferos jurássicos

Encontradas na China três novas espécies desses animais, apresentadas por Alexander Kellner em sua coluna. Estudo publicado na ‘Nature’ sugere que houve grande diversificação do grupo há 160 milhões de anos.

,

O que aconteceu com os dinossauros?

O que aconteceu com os dinossauros?

Alexander Kellner trata de um tema controverso: a hipótese de que esses répteis poderiam não ter desaparecido se o asteroide ou cometa responsável por sua extinção tivesse caído na Terra antes ou depois da época em que caiu.

Revelações dos ossos de um réptil marinho extinto

Revelações dos ossos de um réptil marinho extinto

Cientistas brasileiros publicam primeiro estudo paleohistológico de um crocodilomorfo extinto do Brasil. O animal era ágil predador dos mares que banhavam nossa costa há 62 milhões de anos, como conta Alexander Kellner em sua coluna de julho.

, ,

Um achado sem precedente

Um achado sem precedente

Divulgada a descoberta de vários fósseis de pterossauros, com ovos em três dimensões, em depósitos do Cretáceo na China. Novas informações sobre esses répteis alados são apresentadas por Alexander Kellner em sua coluna de junho.

Ações do documento
Conheça o colunista

Alexander Kelnner

A coluna Caçadores de fósseis é publicada na segunda sexta-feira do mês. Ela é mantida desde dezembro de 2004 pelo paleontólogo Alexander Kellner, pesquisador do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus textos discutem novidades da pesquisa de fósseis. Visite o arquivo para ler as colunas anteriores e leia a apresentação do colunista. Envie críticas, comentários e sugestões para alexander.kellner@gmail.com


RSS

RSS gif

Seja notificado sempre que for publicada uma nova coluna de Alexander Kellner. Saiba mais sobre RSS.