Ferramentas Pessoais
a a a
Blogue / Bússola

Astronomia ilustrada

Publicado em 02/02/2010

Para atingir o público jovem, cientistas lançam livro que conta a história do estudo dos astros em forma de quadrinhos

Capa do livro 'Ombros de gigantes'
Capa do livro 'Ombros de gigantes – história da astronomia em quadrinhos'.

Galileu Galilei, Isaac Newton e outros importantes cientistas que contribuíram para o estudo dos astros acabam de virar personagens de história em quadrinhos. Eles estão no livro Ombros de gigantes – história da astronomia em quadrinhos, que conta a evolução dessa ciência ao longo dos séculos. O idealizador do projeto é o astrofísico Annibal Hetem Júnior, que elaborou o roteiro com a ajuda de sua esposa, a astrônoma Jane Gregório-Hetem. As ilustrações são do designer Marlon Tenório.

Ombros de gigantes faz parte de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é divulgar a astronomia como ciência e profissão. Hetem Júnior conta que o formato de quadrinhos foi a melhor opção encontrada para atingir o público adolescente. “Com essa linguagem, podemos contar os feitos dos cientistas em um nível de diálogo fácil de ser compreendido”, avalia.

O livro aborda desde a astronomia praticada pelos antigos gregos – como Aristarco, Arquimedes, Eratóstenes e Ptolomeu – até as contribuições do astrônomo alemão Johannes Kepler, do cientista italiano Galileu Galilei e do físico inglês Isaac Newton. A inspiração para o título da obra veio inclusive de uma famosa frase de Newton: “Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes.”

A história da astronomia no Brasil também é lembrada no livro. Todo o conteúdo apresentado nos quadrinhos ganha uma abordagem mais formal ao final de cada capítulo, onde o leitor encontra ainda atividades práticas, como instruções para construir uma luneta caseira.

A primeira edição da obra foi distribuída para escolas públicas que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Hetem Júnior espera, em breve, poder atingir um público maior. “Pretendemos promover a segunda edição para uma distribuição comercial”, conta.

Contente com o resultado do trabalho, o cientista tem planos de elaborar novos projetos do tipo. “Espero continuar a coleção, sempre com o foco na divulgação de fatos científicos e no incentivo a novas vocações acadêmicas.”

 

Júlia Faria
Ciência Hoje On-line

Ações do documento
blog comments powered by Disqus
novobannerch.jpg  

pchael
Carta de intenções

Bússola é o blogue da CH On-line, atualizado por jornalistas, pesquisadores e colaboradores do Instituto Ciência Hoje. Ele traz textos sobre a atualidade científica no Brasil e no mundo, comentários de cientistas sobre resultados de pesquisas, um apanhado do que há de melhor sobre ciência na internet e novidades dos bastidores da redação. Leia nosso post inaugural para saber mais sobre o que você vai encontrar por aqui.

RSS

RSS gif

Seja notificado sempre que for publicado um novo texto no blogue Bússola. Saiba mais sobre RSS.