Ferramentas Pessoais
a a a
Alô, Professor / Intervalo

Mão na ciência

Almanaque traz mais de 50 experiências que podem ser adotadas por professores para complementar as atividades dos alunos em sala de aula ou feitas mesmo em casa e estimular a curiosidade pelos conceitos da física.

Por: Marcelo Garcia

Publicado em 17/11/2011 | Atualizado em 18/11/2011

Mão na ciência

Além de experimentos inusitados como o ‘travesseiro de gás carbônico’, o livro conta com diversos conteúdos de apoio, que ajudam a explicar as atividades e aprofundam alguns dos conceitos abordados. (foto: reprodução)

Criar um travesseiro instantâneo feito de gás carbônico utilizando bicarbonato de sódio e vinagre. Fazer um pote que suga a água ou aprisioná-la em um copo usando apenas cartolina. Testar as propriedades do magnetismo com o cereal do café da manhã. Realizar experimentos simples e com resultados instigantes é uma ótima opção para despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula para temas da física que, a princípio, podem parecer muito abstratos. 

Capa Ciencia showSe você, professor, não sabe muito bem como fazer isso, o Almanaque ciência em show: + de 50 experiências para fazer em casa e na escola pode ser um bom ponto de partida para diversificar suas aulas. Nele, os físicos Gerson Santos, Daniel Ângelo e Wilson Namen, formados na Universidade de São Paulo (USP), sugerem uma série de experiências que podem ser utilizadas para aproximar os fenômenos físicos dos alunos e facilitar o aprendizado. 

Os experimentos reunidos no livro estão divididos por áreas temáticas e buscam demonstrar e comprovar conceitos como densidade, condução e convecção, propagação do som, inércia, tensão superficial, pressão, magnetismo e energia. Bastante ilustrada, a publicação traz um passo a passo de cada atividade, sempre acompanhada de uma explicação teórica. 

Há experimentos para todos os gostos e níveis de complexidade. Alguns bem simples mostram as diferenças de densidade e pressão em líquidos e sólidos e podem ser realizados até como tarefas de casa. Estimular os alunos a criar um jornal superpesado ou um estetoscópio improvisado pode trazer também as famílias para a brincadeira e dar oportunidade para que o aprendizado de sala de aula se multiplique em casa. 

Outras experiências, um pouco mais complexas, requerem a supervisão de um adulto, como criar de uma pilha feita de batata ou uma bússola improvisada. O Almanaque ciência em show traz também alternativas para quem quer colocar a ciência em prática ao ar livre, ajudando, por exemplo, a apresentar aos alunos a capacidade de transferência de energia entre os corpos ou impressionando a turma com uma caneta voadora ou com uma erupção simulada em uma simples garrafa de refrigerante.

ciencia show bussola
O magnetismo é um dos conceitos abordados no livro que podem ser testados na prática por meio de experimentos simples, como a construção de bússolas improvisadas. (foto: reprodução)

 

De sustentabilidade a super-heróis

A publicação traz ainda conteúdo extra que pode servir de sugestão para temas de aulas. Os autores abordam, por exemplo, questões relacionadas à sustentabilidade e utilizam a ciência para tentar explicar ou aproximar as tecnologias e habilidades dos heróis dos quadrinhos e dos filmes de ficção científica. 

Que tal levantar o debate sobre a viabilidade e os conceitos físicos ligados aos poderes de escalar paredes do Homem-Aranha, à visão de raios-X do Super-Homem ou à construção de aparelhos como um sabre de luz do filme Guerra nas estrelas ou uma máquina do tempo?

O Almanaque ciência em show é um bom ponto de partida para dinamizar as aulas de física

O Almanaque ciência em show é um bom ponto de partida para dinamizar as aulas de física. Adaptá-las, buscar novas fontes e instigar os alunos a proporem novas experiências certamente pode enriquecer o aprendizado, dentro e fora da sala de aula. 

Os três autores são também apresentadores do quadro ‘Ciência em show’, do Programa da Eliana, transmitido pela SBT. Eles mantêm um site onde podem ser encontrados vídeos, fotos e mais informações sobre a iniciativa.


Marcelo Garcia

Ciência Hoje On-line

Ações do documento
blog comments powered by Disqus
novobannerch.jpg  

pchael
Apoio à educação

Alô, Professor é um espaço destinado ao diálogo com os professores de ciências do ciclo básico e do ensino médio. A seção Intervalo traz notícias, dicas de atividades e experimentos para uso em sala. Aqui você encontra também informações sobre a coleção de livros Ciência Hoje na Escola e sobre o Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação.

Banner Fiocruz dengue 2

Assista a vídeos produzidos pela Fiocruz sobre a dengue e seus impactos.

RSS

RSS gif

Seja notificado sempre que for publicada uma nova notícia no Alô, Professor. Saiba mais sobre RSS.